Você está lendo

0

Instruções

Ismael



Como fazer o download e instalar os saves clássicos de Tomb Raider

IMPORTANTE: Tomb Raider Evolutions não é responsável por qualquer coisa que aconteça ao seu computador como o resultado de baixar esses arquivos ou seguir os conselhos dados aqui. Todos os meus arquivos estão seguros e livres de vírus. Ainda assim, Eu recomendo seguir estas instruções passo a passo, especialmente a parte sobre como fazer backup up dos seus saves existentes.


Esta página se refere a saves de PC para apenas as Tomb Raiders 1 a 6. Arquivos de save para os jogos mais recentes são um pouco diferente. Para obter instruções detalhadas, consulte as páginas: Legend Saves, Anniversary Saves, Underworld Saves e TOMB RAIDER 2013 Saves.

Se você já sabe o que são os arquivos de save e só quer obter instruções sobre como fazer o download e instalá-los, você pode pular para as instruções básicas.

O que são arquivos de save?

Toda vez que você salvar o seu jogo enquanto estiver jogando Tomb Raider, é criado um arquivo contendo todas as informações sobre o seu jogo como a localização de Lara, estado de saúde, inventário, itens encontrados e usados, inimigos mortos, etc. Esses arquivos são chamados de "save" ou "savegame" com uma extensão composta por um número (por exemplo, savegame.0, savegame.1, etc) e ficam armazenados em seu disco rígido. Há um arquivo de save para cada "slot" na tela de Save / Load Game.

Os saves de Tomb Raider são codificados para que o programa do jogo possa lê-los. Quando você recarregar um jogo que você salvou anteriormente, o computador interpreta o arquivo de save e restaura Lara e sua fase para a forma como eles eram quando você o salvou.


Os usuários de computadores podem manipular esses arquivos fora do jogo usando editores de save. Também podem trocar saves com outros jogadores como se fosse compartilhar arquivos de texto, imagens ou outros documentos, salvando os arquivos em um disco, enviá-los como anexos de e-mail ou colocá-los em um servidor web para ser baixado.

O que são arquivos .Zip?

Todos os arquivos de save para PC neste site vêm em arquivos .zip. Um arquivo .Zip (também chamado de arquivo zipado.) é como um "envelope" digital contendo outros arquivos. Os arquivos .zip nos permite agrupar vários arquivos juntos em um pacote prático e simples, como um grupo de arquivos de save para um nível particular do jogo. Além disso, como os dados dos arquivos .zip estam compactados, os arquivos são menores e baixam mais rapidamente.

Como fazer os arquivos de save saírem para fora do arquivo. Zip?

Windows Me, XP, Vista e 7 abrem arquivos .zip automaticamente quando você clica duas vezes sobre eles. Se você estiver usando uma dessas versões do Windows, você pode continuar com as instruções na próxima seção.


Se você tiver uma versão anterior do Windows, você precisará de um programa de arquivo separado, como o WinZip, WinRAR, PKZIP, StuffIt, etc, para extrair os arquivos de save do arquivo .zip e assim poder usá-los. Por favor, caso necessite, baixe o programa, instale, extrai-a seu zip e continue com o processo, caso haja dúvidas não hesite em perguntar.


Instruções para o download e instalação dos saves de Tomb Raider

Tudo a seguir deve ser feito quando o jogo não estiver em execução.

PARTE 1 - BAIXAR O ARQUIVO .ZIP:

  1.  Clique em qualquer um dos links de save, na sessão saves, para baixá-lo.
  2.  Uma caixa de diálogo se abrirá perguntando se você deseja executar/abrir o arquivo ou salvá-lo em seu computador. Escolha a opção "Salvar" e clique em "OK".
  3. Outra caixa de diálogo se abrirá perguntando em que lugar do seu computador você gostaria de salvar o arquivo baixado. Não importa onde você ira salvá-lo, mas eu recomendo guardá-lo em um local que seja fácil de lembrar, talvez no desktop, em Meus Documentos, Downloads, etc (Você pode até mesmo criar uma nova pasta chamada "Tomb Raider Saves ", ou algo parecido.) Escolha o local desejado e clique no botão" Salvar "para iniciar o download do arquivo.
  4. Uma nova aba aparecerá mostrando o progresso do download. Você pode sair do navegador quando o download for concluído.

PARTE 2 - FAZER BACKUP DE SEUS SAVES EXISTENTES:

Se você foi salvar o seu jogo, você já terá alguns arquivos de save. Antes de usar o save que você baixou, você provavelmente vai querer fazer backup de seus próprios saves (ou seja, movê-los para uma nova pasta ou salvá-los em um disco).

Também é uma boa idéia fazer isso todos os dias, caso você acidentalmente salvar em um lugar ruim, como quando Lara está prestes a morrer. Então, se você precisar, você pode restaurar a fase salva.

Para Tomb Raiders 2 a 5:

  1. A partir do menu Iniciar ou desktop, abra Meu computador (Windows 95 -XP ) ou Computador (Vista / 7).
  2. Clique duas vezes no ícone do seu disco rígido ( normalmente rotulado como " Disco Local C : ", mas pode ter outro nome). Isso deve exibir uma lista de todas as pastas em seu disco rígido.
  3. Dê um duplo clique na pasta "Arquivos de Programas" para abri-la . [ Para os sistemas Windows 7, envés disso, abra o "Arquivos de Programas ( x86) " ]. Dentro você verá pastas de vários programas que você instalou.
  4. Dê um duplo clique na pasta "Core Design" para abri-la. Dentro você verá uma pasta para cada um dos jogos Tomb Raider que você instalou. As exceções são Tomb Raider 1 e Angel of Darkness ( veja abaixo).
  5. Clique duas vezes na pasta referente ao jogo que você quer. Dentro da pasta do jogo você verá vários arquivos, incluindo os arquivos de saves que você fez. Eles têm nomes como " savegame.0 ", " savegame.1 ", " savegame.2 ", etc.
  6. Crie uma nova pasta para armazenar seus próprios saves. Para criar uma nova pasta, clique com botão direito em qualquer lugar, exceto no nome de um arquivo existente, e escolha Novo > Pasta. Nomeie a nova pasta para o nome que você quiser. ( Eu gosto de deixar uma pasta separada para saves de cada nível, então eu uso o nome do nível como o nome da pasta).
  7. Copie ou mova (arraste) seus saves para a nova pasta. Se você apenas COPIAR os saves, eles ainda estarão disponíveis quando você for jogar o jogo. Mas se você MOVER os saves, o programa do jogo não será capaz de encontrá-los no novo local, então você não será capaz de carregá-los a menos que você copie ou mova-os de volta para a pasta do jogo.

Para Tomb Raider 1 e Tomb Raider Gold:

  1. Siga o passo 1 acima
  2. Siga o passo 2 acima
  3. Siga o passo 3 acima
  4. Dê um duplo clique na pasta "Tombraid" para abri-la. (Se você usou o instalador de Tomb Raider do site MintraSystems (site americano) para instalar o jogo, você deveria abrir a pasta "Core Design", depois a pasta "Tomb Raider" dentro dela.)
  5. Dentro da pasta "Tombraid" (ou "Tomb Raider"), você verá vários arquivos, incluindo os arquivos de save que você fez. Eles têm nomes como "savegame.0", "savegame.1", "savegame.2", etc.
  6. Siga o passo 6 acima
  7. Siga o passo 7 acima


Para Tomb Raider Angel of Darkness :

  1. Siga o passo 1 acima
  2. Siga o passo 2 acima
  3. Siga o passo 3 acima
  4. Dê um duplo clique na pasta "Eidos Interactive" para abri-la. Em seguida, clique duas vezes na pasta "TRAOD", depois na pasta "SaveGame".
  5. Dentro da pasta SaveGame você deve ver os arquivos de save que você fez. Eles têm nomes como "1.TRAODSG", "2.TRAODSG", "A.TRAODSG", etc
  6. Siga o passo 6 acima
  7. Siga o passo 7 acima


Para as versões GOG.com: Os Tomb Raiders na Versão GOG usam o mesmo formato de save das instalações de CD, porém, eles armazenam os arquivos de save em pastas diferentes. Eles devem estar em diretórios como:

C:\GOG Games\Tomb Raider #\Tomb Raider #

OU

C:\Usuários\Nome do Usuário\AppData\Local\VirtualStore\Program Files\ GOG.com\Tomb Raider   #\Tomb Raider #

OU

C:\Usuários\Nome do Usuário\AppData\Local\VirtualStore\Program Files ( x86)\GOG.com\Tomb Raider #\Tomb Raider #

Em "Nome do Usuário" é o seu nome real de usuário do Windows e "Tomb Raider #" é o nome do jogo, cujo save que você está procurando. Assim, por exemplo, no meu PC (Ismael), o Last Revelation (TR4) tem o seguinte diretório:

C:\Program Files\GOG.com\Tomb Raider 4-5\Tomb Raider 4

*Não sei porque pra mim do nada mudou de "Arquivos de Programas" para "Program Files", mas tanto faz só muda o idioma.

Depois de encontrar os arquivos, siga os passos 6 e 7, acima, para fazer backup de seus arquivos.

Para as versões Steam: A Steam usa outro sistema para armazenar seus arquivos. Você deve ser capaz de encontrar o seu save aqui:

Para TR1 - C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\common\Tomb Raider (I)\TOMBRAID

Para TR2 a TR5 - C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\common\Tomb Raider # (onde # é a sub-pasta para o seu jogo pessoal)

Para TRAOD - C:\Arquivos de Programas\Steam\steamapps\common\Tomb Raider (VI) The Angel of Darkness\SaveGame

Dependendo de qual versão do Windows que você tem, os arquivos salvos podem estar em C:\Arquivos de Programas (x86) ..., em vez de C: \Arquivos de programas....

Depois de encontrar os arquivos, siga os passos 6 e 7, acima, para fazer backup de seus arquivos.

Está com problemas? Se você não consegue encontrar o diretório do jogo Tomb Raider, seguindo essas instruções ou se você está tendo outras dificuldades, consulte a seção Solução de problemas abaixo para obter ajuda.

PARTE 3 - EXTRAIR OS SAVES BAIXADOS:

MUITO IMPORTANTE: Se você não tiver um backup do seu próprio save (como explicado na Parte 2, acima), você definitivamente deve fazer isso antes de continuar. Caso contrário, você pode acidentalmente apagar seu próprio save.


  1. Localize o arquivo .Zip que você baixou anteriormente.
  2. Clique duas vezes no ícone para abrir o arquivo.
  3. Dê um duplo clique no arquivo 'readme.txt' (se houver) para abri-lo. Este é um documento de texto simples contendo detalhes sobre cada um dos arquivos de save (geralmente vai estar em inglês). Ele descreve o local do jogo contido em cada save, de modo que você pode usar apenas o (s) save (s) que você quer, se você preferir.
  4. Abra o diretório do jogo em seu disco rígido . (Parte 2 , as etapas de 1 a 5, acima, explicam como fazer isso.)
  5. Selecione o (s) save (s ) que deseja e arraste-os para fora do arquivo .zip e para a pasta do jogo. Se você já tem os arquivos com os mesmos nomes, o Windows perguntará se você deseja substituir os arquivos existentes pelos novos arquivos. Clique em OK, mas só se você tiver feito o backup do seu save e não se importa se eles vão ser apagados para sempre.

PARTE 4 - CARREGANDO OS SAVES BAIXADOS:

Agora que você concluiu todas as etapas acima, o save baixado deve estar no diretório do jogo. Feche todas as janelas e arquivos que você abriu. Inicie o jogo  e começe a jogar o jogo como de costume.

No menu principal, escolha a opção "Load Game" para abrir sua lista de jogos salvos. O save ou saves baixados agora devem estar na lista. Selecione o save e pressione Enter (ou ação) para carregá-lo, assim como você carrega o seu próprio jogo salvo.

Se você fez tudo como descrito e os saves não carregaram, primeiro confira a seção solução de problemas abaixo. Alguns problemas comuns são abordados. Se você não encontrar a resposta que precisa, não hesite em pedir ajuda.


Solução de problemas

(1) Eu clico duas vezes no arquivo de save mas o jogo não carrega. Ou, eu abri o arquivo de save e apareceu um texto estranho. O que estou fazendo de errado?

Arquivos de save são escritos pelo programa do jogo e só podem ser lidos pelo programa de jogo (ou um editor de save ou um editor hex... mas esses são temas para outra página). Carregar um save clicando duas vezes no seu ícone não vai funcionar. Em vez disso, você precisa mover o save para o diretório do jogo, jogar o jogo, e carregá-lo a partir da tela de Load Game da mesma forma que você carrega seu próprio save enquanto joga. Siga as instruções passo-a-passo acima, se você não tem certeza de como fazer isso.


(2) Eu segui as instruções, mas não consigo encontrar o diretório do jogo no meu computador, onde você disse que seria.

Estas instruções são baseadas na instalação e caminho padrão onde o jogo será instalado, ou seja, se você não especificou um local diferente na hora de configurar o jogo. Se você escolher um local diferente, então, é lá que os arquivos de save estarão.

Se você não consegue se lembrar de onde você instalou o programa, então você terá que procurar no seu computador para encontrá-lo. Clique no Menu Iniciar do Windows e selecione " Procurar" ou "Search". Em seguida, na caixa, em "Nome" ou "Pesquisar programas e arquivos", digite o nome do jogo.

Programas do Windows normalmente têm uma extensão . exe. Os executáveis de cada jogo Tomb Raider são:

tomb.exe (Tomb Raider )
tombub.exe (Unfinished Business)
tomb2.exe (Tomb Raider 2)
tr2gold.exe (Golden Mask )
tomb3.exe (Tomb Raider 3)
tr3gold.exe (The Lost Artifact)
tomb4.exe (Last Revelation)
PCTomb5.exe (Chronicles)
TRAODSG (não o executável de Angel of Darkness, mas os próprios arquivos de save)

Certifique-se de procurar no seu disco rígido inteiro e não apenas no Meus Documentos. Você também pode procurar por "Core Design", "Eidos", "savegame", ou mesmo "tomb", mas a pesquisa pode resultar em outros arquivos com esses nomes.

Uma vez que você encontrou o executável do jogo, clique com o botão direito do mouse no seu ícone e escolha "Abrir Local do Arquivo" ou "Open File Location" a partir do menu drop-down. Em seguida, siga as instruções acima para instalar os saves, colocando os saves baixados nesta pasta. As coisas devem funcionar sem problemas.

USUÁRIOS DO WINDOWS VISTA: Se você não estiver executando o jogo Tomb Raider como administrador, então o jogo irá gravar os arquivos salvos em uma pasta especial chamada "VirtualStore", em vez da pasta com o executável do jogo. Procure por esta pasta em C: ( seu disco rígido ) > Usuários> seu nome de usuário > AppData > Local>VirtualStore .

Se você não ver a pasta AppData, é porque ela pode estar oculta. Vá no Menu Iniciar, procure por "Opções de pasta" e abra. Clique na guia Modo de Exibição e, em seguida, verifique se o botão de "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" esta selecionado. Em seguida, repita os passos acima.

USUÁRIOS DO WINDOWS 7: Saves geralmente são salvos na mesma pasta que o executável do jogo, mas se você não vê-los, primeiro clique no botão "Arquivos de compatibilidade" na barra de ferramentas. Se você ver seu save em "Arquivos de Compatibilidade", então será ai onde você deve colocar os saves baixados.


SE VOCÊ NÃO CONSEGUIU ENCONTRAR SEUS SAVES USANDO OS PASSOS DESCRITOS ACIMA, TENTE O SEGUINTE:

A partir do menu Iniciar, abra: Computador >Disco Local C>Usuários>Seu nome de usuário>AppData > Local > VirtualStore> Arquivos de Programas ou Program Files ( x86).

Dentro da pasta Arquivos de Programas você deve encontrar uma sub-pasta com o nome Core Design ou Eidos Interactive. Dentro de uma dessas pastas estão o jogo em si. Dentro dela você deve encontrar os seus saves.


Se você não ver a pasta AppData, é porque ela pode estar oculta. Vá no Menu Iniciar, procure por "Opções de pasta" e abra. Clique na guia Modo de Exibição e, em seguida, verifique se o botão de "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" esta selecionado. Em seguida, repita os passos acima.


(3) Eu encontrei os saves no diretório do jogo, mas eu não vejo as extensões numéricas ( .0, .1, .2, etc, ou, no caso de Angel of Darkness, .TRAODSG).

Isto é facilmente corrigido. Você só precisa ajustar a forma como os arquivos são exibidos.

Usuários do Windows 95 devem ir em meu computador clicar em "Exibir" na barra de ferramentas na parte superior da janela e selecionar "Opções". Clique na aba "Modo de Exibição". Clique no botão "Mostrar todos os arquivos". Desmarque a caixa "Ocultar as extensões de arquivo MS-DOS para tipos de arquivos registrados" e clique no botão Aplicar.

Usuários do Windows 98 devem ir em meu computador, clicar em "Exibir" na barra de ferramentas na parte superior da janela e selecionar "Opções de Pasta". Clique na aba "Modo de Exibição". Clique no botão "Mostrar todos os arquivos". Desmarque a caixa "Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos", clique no botão Aplicar e no Como a Pasta Atual, para redefinir este modo de visualização em todas as pastas.(Veja a imagem)

Usuários de Windows Me e XP devem clicar em "Ferramentas" na barra de ferramentas na parte superior da janela e selecionar "Opções de Pasta". Clique na aba "Modo de Exibição". Desmarque a caixa " Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos" . Em seguida, clique em "OK".(Veja a imagem)

Usuários do Windows Vista devem seguir as instruções aqui.

Usuários do Windows 7 devem seguir as instruções aqui.


(4) Eu segui todas as suas instruções ao pé da letra, mas quando eu tento carregar o save que acabei de baixar, o jogo trava.

Em alguns casos, os saves que você baixou foram feitos usando uma versão do jogo diferente da sua (por exemplo, se eles foram feitos em uma instalação original e você usa o jogo patcheado(corrigido) ou vice-versa ), então não irá carregar. Além disso, alguns saves de Tomb Raider foram feitos usando uma versão do Windows diferente da sua (por exemplo, se eles foram feitos no Windows 95/98/Me/XP e você usa Windows Vista/7), não irá carregar. Neste caso, você vai precisar baixar saves compatíveis.

Eu estou tentando construir uma coleção completa de saves, mas ainda existem alguns tipos que não tenho. Verifique minha página de saves para ver os saves disponíveis. Se você não encontrar o que precisa, tente postar um comentário ou um pedido na página de contato. Talvez eu ou um outro jogador possa ajudá-lo.

NOTA: Alguns dos meus saves estão descritos como "patcheado", referem-se a saves hackeados onde Lara é reposicionada em um local inacessível, ou onde os itens do inventário são adicionados. Isso não vai afetar nada. Se você não tiver certeza de qual tipo de "patch" que eu estou falando, não hesite em perguntar

(5) Eu decidi que eu quero o meu antigo save de volta. Como faço para recuperá-los?

Se você seguiu as instruções, você deve ter feito backup de seus saves originais em uma pasta separada. (Veja a Parte 2 - Fazer backup de seus saves existentes, acima.) Para recuperá-los siga estes passos:


  1. Localize a pasta onde você colocou os saves originais.
  2. Copie ou mova os saves a partir dessa pasta de volta para o diretório do jogo. (Se você tiver dificuldade em encontrar o diretório do jogo, siga as instruções na Parte 2, acima).
  3. Se os saves tem os mesmo nome, o Windows perguntará se você deseja substituir os arquivos com o que você está tentando se mover. Clique em "OK" .
  4. Agora jogue o jogo como de costume e seus saves originais vão estar na tela de load.
Se você não fez o backup do seu antigo save, como recomendado, e eles foram substituídos pelo save baixado , então não há nenhuma maneira de recuperá-los. Desculpe.

Se suas perguntas não foram respondidas nesta página, ou se você tiver sugestões de como melhorar este "passo a passo", não hesite em entrar em contato.
 
Copyright 2012-2013 Tomb Raider Evolution